Girolando e Embrapa divulgam sumários de touros e vacas
Fonte: Embrapa
Girolando e Embrapa divulgam sumários de touros e vacas

Avaliação dos animais contribui para o  melhoramento genético da raça e avanço da pecuária de leite

O Sumário de Touros do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) passou a contar com 127 touros avaliados no teste de progênie. Foram incorporados à publicação de 2018 novos 27 touros, um número recorde para o Programa. A divulgação do Sumário ocorreu no dia 21 de junho, durante a Megaleite, realizada em Belo Horizonte (MG). Para a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Marta Martins, o número de novos touros incorporados ao Sumário cresceu 27% em relação à 2017. “Esse aumento reflete o esforço da Associação dos Criadores em divulgar a raça, cuja importância para a cadeia produtiva nacional cresceu significativamente nos últimos dez anos”, diz a pesquisadora.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SUMÁRIO DE TOUROS

Junto com o Sumário de Touros, Embrapa e Girolando também lançaram a publicação Top 1.000 Vacas Girolando, um ranking que traz as mil vacas com o maior valor genético para a produção de leite da raça e publicado desde 2013. “A tecnologia genômica foi incorporada definitivamente à avaliação das fêmeas da raça, proporcionando ao produtor maior número de informação para realizar o melhoramento genético do seu rebanho”, afirma Marcos Vinícius Silva, coordenador técnico do Programa de Melhoramento Genético do Girolando e pesquisador da Embrapa.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PUBLICAÇÃO TOP 1.000 VACAS

A avaliação genética proporciona a correção e o aprimoramento das estimativas de parentesco e o aumento das confiabilidades das predições de valores genéticos, permitindo que a seleção de animais geneticamente superiores para que a produção de leite seja feita de forma ainda mais eficiente. “Isso nos permite projetar ganhos genéticos ainda mais substanciais nos anos próximos anos”, diz o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins.

Parceria

Paulo Martins ressalta que a parceria público-privada entre a Embrapa Gado de Leite e a Girolando, que completa 21 anos em 2018, contribui para a transformação da pecuária de leite brasileira: “Contabilizando os dez anos mais recentes, tivemos um aumento de mais de 40 kg de leite, por ano de nascimento, nos valores genéticos médios das fêmeas”. O registro oficial da raça Girolando pelo Ministério da Agricultura ocorreu em 1996. No ano seguinte teve início a parceria entre Embrapa e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando para o desenvolvimento das ações de melhoramento genético da raça. Para a elaboração dos sumários, atua um grande número de profissionais de diversas áreas do setor produtivo e campos da ciência.

O teste de progênie é um trabalho complexo, que envolve o registro dos dados em campo e prospecção, organização e administração dos rebanhos colaboradores pela Girolando. O tratamento, armazenamento e análise de dados, além da efetiva produção do sumário, é realizado pela Embrapa e a Girolando. “As metodologias científicas empregadas para a geração dos resultados divulgados no Sumário impactam grandemente no progresso genético da raça Girolando e solidificam a liderança do Brasil no melhoramento de bovinos de leite no mundo tropical”, conclui o chefe-geral.

Fonte: Embrapa

  • ARTIGO TESTE
    TÕ SO TESTANDO CARAI
    961
  • Teste imagem menor
    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmodtempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam,quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodoconsequat. Duis aute irure dolo [...]
    945
Estamos ao vivo!
ASSISTA AGORA ×