PampaPlus comemora crescimento em 2018
Fonte: ABHB
PampaPlus comemora crescimento em 2018

Programa de Avaliação Genética das raças Hereford e Braford tem uma década de existência

O Programa oficial de Avaliação Genética das raças Hereford e Braford (PampaPlus) desenvolvido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Embrapa (Unidades Gado de Corte e Pecuária Sul), encerra o primeiro semestre de 2018 com muitos motivos para comemorar. Isso porque sete propriedades aderiram ao programa entre janeiro e junho deste ano, totalizando 67 criatórios participantes.

Criado em 2008, o programa superou uma década de existência avaliando somente animais Hereford e Braford de sócios da ABHB. Através dos técnicos credenciados, são feitas visitas às propriedades, com avaliações dos animais. Com os dados colhidos, as informações passam a ser processadas pela Embrapa, que além de possuir as ferramentas e os softwares adequados, conta também com o maior banco de dados de melhoramento bovino do mundo. Por meio do portal PampaPlus Net, cada propriedade possui um ambiente próprio on-line, o que possibilita ao produtor acessar os dados dos seus animais.

Uma das propriedades que aderiu recentemente ao PampaPlus foi a Estância Coxilha, localizada em Dom Pedrito (RS), do sócio e criador José Antônio Wortmann. O produtor, que participou da 10ª edição do Curso Internacional de Melhoramento Genético, realizado em maio deste ano em Santa Maria, conta que escolheu o programa em busca de um ajuste fino. ‘’Nosso trabalho de seleção já era desenvolvido desde a década de 80, mas precisava da chancela da ABHB e dos critérios técnicos’’, afirma.

Além da Estância Coxilha, a Agropecuária Nova Aurora, de Uruguaiana (RS), também passou a utilizar o PampaPlus recentemente. José Brandi Sastre, responsável pela Nova Aurora, elenca os benefícios: a padronização do rebanho, o melhoramento genético e a dupla marca que os animais classificados como Top 30% recebem, o que acaba valorizando o plantel. Sastre ainda destaca o reconhecimento do programa. ‘’Conhecemos outros criadores que participam e sabíamos das vantagens e dos resultados’’.

Já para a médica veterinária Thais Pires Lopa, Coordenadora do PampaPlus pela ABHB, o grande número de adesões se deve ao trabalho do PampaPlus, consolidado junto ao crescimento das raças. “Através do nosso lema de democratizar o conhecimento, que antes estava na mão de poucos, conseguimos orientar quanto à correta interpretação e aplicação efetiva dos conceitos de seleção e melhoramento genético dentro da propriedade, facilitando o entendimento da metodologia aplicada para estimar os dados genéticos dos animais e como isso pode somar forças com o olho treinado do criador para melhorar a eficiência e o padrão do rebanho”, disse ela ao ressaltar a importância da Embrapa neste processo.

“Creio que isso somado à dedicação da Embrapa em nos auxiliar foi fundamental para o crescimento das adesões. Além disso, o cliente comprador de genética HB, seja para uso comercial como cruzamento ou para plantel, está mais atento aos dados genéticos e sabedor do efeito positivo que causa nas próximas gerações”.

Fonte: ABHB

  • ARTIGO TESTE
    TÕ SO TESTANDO CARAI
    933
  • Teste imagem menor
    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmodtempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam,quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodoconsequat. Duis aute irure dolo [...]
    916