Cavalo Crioulo compõe temática de exposição fotográfica
Lançamento do livro e da exposição Queijo Artesanal Serrano trouxe elementos da cultura da região gaúcha para o Espaço Cultural Correios
Cavalo Crioulo compõe temática de exposição fotográfica

Lançamento do livro e da exposição Queijo Artesanal Serrano trouxe elementos da cultura da região gaúcha para o Espaço Cultural Correios

Porto Alegre vivenciou um pouco da cultura da Serra Gaúcha durante o lançamento do livro e da exposição Queijo Artesanal Serrano – Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra,de autoria de Saionara Araujo Wagner, da faculdade de medicina veterinária da UFRGS, Jaime Eduardo Ries e João Carlos da Luz, da Emater, e do fotógrafo Fernando Kluwe Dias, da Secretária Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). O lançamento ocorreu na noite fria de 9 de agosto no Espaço Cultural Correios, em Porto Alegre. A exposição fica aberta ao público de 10 a 25 de agosto, de terça a sábado, das 10h às 18h. Entrada franca.

O local reuniu mais de 150 pessoas, entre autoridades, patrocinadores e homens e mulheres vindos da Serra gaúcha, entre eles produtores de queijo serrano, para conferir as cerca de 45 imagens, distribuídas nas paredes do Espaço Cultural Correios.

O ambiente recebeu objetos típicos do dia a dia do homem serrano, como bruacas e pinha, bem como miniaturas das mulas que eram conduzidas pelos primeiros tropeiros, no século XVIII. O som ambiente ficou a cargo do conjunto Hábito Fandangueiro, de Bom Jesus, que interpretou canções como “Serrano, Sim Senhor”, do grupo Os Serranos, e “O tropeiro”, dos Irmãos Bertussi, entre outras composições sobre os hábitos e costumes da região.

Durante o coquetel, para acompanhar o queijo artesanal serrano em diferentes estágios de maturação, com 60, 90, 100 e 120 dias, foram servidos vinhos Sopra, da Vinhedos Entre Rios, de Vacaria, além de geleia de gila (fruta muito apreciada na região) e paçoca de pinhão, com cardápio preparado pelo chef Bruno Ivanoff, professor da Faculdade de Gastronomia Senac.

O Cavalo Crioulo está entre as temáticas que compõe a exposição fotográfica “Queijo Artesanal Serrano – Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra”.

A foto é de uma prova de Tiro de Laço nas seleções da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra, na localidade de Muitos Capões. A modalidade é a preferida na região.

O laçador na foto é Orlando Júnior Kramer Velho, montando a égua Alma da Tapera do Pascoal. Ele ficou surpreso ao chegar na exposição e ver a própria foto. “Nós sabíamos que estavam fotografando, mas jamais imaginei que eu estaria em uma das imagens escolhidas”.

O projeto “Queijo Artesanal Serrano – Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra” é uma realização do Ministério da Cultura e da Alma da Palavra, com financiamento da Lei Rouanet, patrocínio do Banrisul, BRDE, InBetta, Marelli e Souza Cruz e apoio do Espaço Cultural Correios Porto Alegre.

Livro e Exposição Fotográfica “Queijo Artesanal Serrano – Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra”

Autores: Saionara Araujo Wagner, Jaime Eduardo Ries, João Carlos Santos da Luz e Fernando Kluwe Dias (imagens).

Período: 10 a 25 de agosto. De terças a sábados, das 10h às 18h. Entrada franca.

Local: Espaço Cultural Correios – Rua 7 de setembro, 1020, térreo do Memorial do Rio Grande do Sul (entrada pela Rua Sepúlveda)

A obra estará à venda durante a exposição por R$ 50. Edição limitada.

Por Tatiana Csordas

  • ARTIGO TESTE
    TÕ SO TESTANDO CARAI
    933
  • Teste imagem menor
    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmodtempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam,quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodoconsequat. Duis aute irure dolo [...]
    916
Estamos ao vivo!
ASSISTA AGORA ×