ABHB percorre cidades disseminando o cruzamento industrial
Ferramenta tecnológica para a produção de carne diferenciada foi disseminada nas cidades mineiras e Capital Federal
ABHB percorre cidades disseminando o cruzamento industrial

Ferramenta tecnológica para a produção de carne diferenciada foi disseminada nas cidades mineiras e Capital Federal

Com o objetivo de promover as raças Hereford e Braford entre os pecuaristas da região Noroeste de Minas Gerais e na Capital Federal, proporcionando a troca de experiência e o fomento das potencialidades das raças quanto ao uso em Cruzamento Industrial e seus sistemas de produção, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) realizou na primeira semana de agosto, entre os dias 4 e 7, o primeiro Rally Hereford e Braford na região. A comitiva percorreu mais de 700 km para mostrar aos criadores as vantagens técnicas e econômicas dessas duas raças produtoras de carne de qualidade ideais para o cruzamento industrial.

Os encontros foram realizados nas cidades mineiras de Paracatú, Buritis e Unaí, e culminaram em um evento de encerramento na capital federal do Brasil. Na equipe da ABHB, estiveram presentes o vice-presidente de promoção das raças, Celso Jaloto, acompanhado da Diretora de Marketing, Celina Maciel, e das Gerentes do Programa Carne Pampa e Marketing, Fabiana Freitas e Jaqueline Teixeira, respectivamente.

“O evento para nós foi excelente, superou as expectativas”, disse Jaloto ao elencar os principais motivos. O primeiro deles foi o excelente público reunido. “Estávamos trabalhando em uma região em que não tínhamos todo este relacionamento e penetração e mesmo assim reunimos, com a ajuda dos organizadores locais, aproximadamente 200 pessoas nas quatro cidades”.

Além do grande público, destaque para a qualidade da audiência. “Tivemos criadores, produtores, técnicos, professores universitários, além de estudantes e consultores da área. Todos eles muito interessados em conhecer as potencialidades das nossas raças, principalmente do Braford, a raça que hoje domina o Brasil central, o Centro Oeste e o Norte”.

Justamente por já ter a raça sintética amplamente divulgada na região, a comitiva procurou mostrar que o Hereford é tão bom quanto o Braford quando utilizado em um primeiro cruzamento com inseminação artificial. Já depois, em um repasse,  é recomendado que se utilize a campo o Braford. “Em outros casos, como por exemplo aqueles pecuaristas que já possuem em sua propriedade animais meio sangue, seja Angus no Nelore, ou Hereford no Nelore, a raça Braford é a mais indicada para este cruzamento”, afirmou.

Carne de Qualidade | Protocolo 1953 da JBS

O segundo assunto mais pautado durante o Rally foi a carne de qualidade certificada pelo Programa Carne Pampa, da ABHB. Pioneiro na certificação de carcaças oriundas das raças Hereford, Braford e suas cruzas, o programa bonifica produtores que destinam seus lotes de animais às plantas frigoríficas parceiras da Entidade, todas concentradas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Não há, entretanto, frigoríficos parceiros acima de São Paulo, o que motivou muitos produtores a questionarem a utilização do Protocolo 1953 da JBS.

Conforme o protocolo, produtores que exploram diferentes raças de corte de origem europeia, sejam elas britânicas, continentais ou adaptadas, em cruzamento com raças zebuínas como o Nelore, tem uma nova opção para o escoamento de sua produção com agregação de valor, ou seja, poderão se integrar ao mercado de alta qualidade, melhorando sua remuneração e aumentando a oferta de carne premium no mercado.

No noroeste de Minas Gerais, por exemplo, a incidência do uso do Braford a campo em cima de vacas Nelores tem sido muito positiva. Prova disso são os valores alcançados em comercializações recentes. “Tivemos uma venda em Unaí de animais cruzados (terneiros de 8 meses) com a finalidade de terminação com cada terneiro saindo por R$ 1.650 reais. A busca por produtos oriundos da cruza do Braford com o Nelore já é uma realidade e a comercialização já existe com um valor bem superior, girando em torno de 20% superior que o preço pago ao Nelore puro”, informou Jaloto.

O terceiro e último grande questionamento do Rally versou sobre a comercialização de sêmen das raças. “Estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado. O sucesso despertou o interesse de associados de outras regiões, que já nos consultaram sobre a possibilidade de levar o Rally para outras cidades. Surgiu uma demanda também da própria organização do Sindicato dos Criadores de Brasília querendo o nosso retorno com novas palestras. Por tudo isso notamos que foi altamente positivo, sem contar as inserções na mídia, em especial as entrevistas concedidas ao Canal Rural, programa Giro do Boi, o que deu uma visibilidade muito grande para as nossas raças”, concluiu Jaloto.

Dia após dia

O Rally HB iniciou no dia 4 de agosto em Paracatu, reunindo mais de 50 pecuaristas durante a 32ª Expo Paracatu. Na cidade, contou com o apoio do criatório Agropel, de Rowena e Carolina Petroll, sócias da ABHB. Elas iniciaram na criação do Hereford depois de acompanhar as experiências da Fazenda Sucupira (Arinos-MG) e da Genética La Aurora (Campos de Júlio-MT). Se empolgaram com o resultado e resolveram investir na produção de tourinhos Hereford para cobrir nos campos de Minas Gerais e produzir bezerros que, no futuro, serão novilhos com carne de muita qualidade. O resultado foi compartilhado durante a Mostra, que contou com exposição de exemplares da Agropel.

Em Buritis foi a vez da Fazenda Sucupira se juntar à delegação da ABHB para realizar as ações no Sindicato Rural da cidade. Na programação de todas as cidades, palestras técnicas com Jaloto e Fabiana, além de muita degustação de carne certificada Hereford produzidas pelo Frigorífico Silva e enviadas pela Pampas Prime. Oportunidade singular para apresentar o Programa Carne Pampa – o programa da ABHB de fomento à produtividade dos rebanhos e a qualidade de carne bovina, baseado na seleção zootécnica e utilização das raças Hereford e Braford, e os benefícios a serem alcançados pelos produtores através das bonificações a serem recebidas pelos animais dentro do programa aos criadores, técnicos e pecuaristas das regiões.

Na sequência foi a vez de desembarcar em Unaí, onde a nossa Associação abraçou mais de 80 sócios e criadores, dando início à um trabalho vitorioso de introdução e prospecção das raças na região. O espaço da Unaí Leilões recebeu um público atento e interessado nas palestras do Rally: Carne Pampa: Duas Décadas fomentando a cadeia da carne bovina e aumentando a renda do produtor e Potencial das Raças Hereford e Braford no Cruzamento Industrial e em diversos sistemas de produção. “Somos muito agradecidos pelo enorme apoio que tivemos da Unaí Leilões. A equipe fez toda a diferença na união deste grande público”, destacou Jaloto.

Brasília foi a última cidade visitada pela equipe da ABHB. O sindicato dos Criadores de Bovinos do DF recebeu diversos produtores atentos e engajados na produção de carne premium.

Fonte: ABHB

  • ARTIGO TESTE
    TÕ SO TESTANDO CARAI
    457
  • Teste imagem menor
    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmodtempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam,quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodoconsequat. Duis aute irure dolo [...]
    587
Estamos ao vivo!
ASSISTA AGORA ×